Blog

Últimos posts

Como distribuir minha renda e guardar dinheiro?

Guardar dinheiro é um ato que aprendemos desde crianças. Somos ensinados a poupar e a pensar no futuro, mas nem sempre sabemos como lidar com nossa renda quando passamos a pagar mais contas e a tentar distribuir o que ganhamos entre os compromissos financeiros mensais e a parte que deveria ser poupada.

Para te ajudar a distribuir melhor seu salário, poupando sempre e honrando todas as contas, vamos listar algumas dicas importantes, dadas por especialistas do setor financeiro, palestrantes e empresários de todo o mundo.

Como investir e distribuir sua renda:

1 – Tenha uma conta para seus investimentos

Pode ser uma poupança ou até mesmo uma conta digital (isenta de tributos e obrigatória em todos os bancos). Nela você irá guardar todo o dinheiro que poupa, sem ter a possibilidade de acabar gastando a quantia por não se controlar.

O ideal é que 10% de sua renda seja depositada nessa conta e servirá para comprar títulos, ações ou realizar qualquer tipo de investimento que você desejar e que melhor se encaixe em seu perfil.

2 – Pense na diversão

Não esqueça que você precisa se divertir com seus amigos e familiares. O ideal é que esse “valor de diversão” também não ultrapasse os 10% de sua renda mensal. Se você tem um salário de R$2.000, R$200 devem ser poupados para festas, cinemas, parques ou o que você preferir.

3 – Necessidades básicas

O maior problema costuma ser os valores que gastamos mensalmente e que dizem respeito às necessidades básicas. Entre elas estão os gastos com alimentação, contas de água, luz, gás, entre outros.

Esse valor não pode ser superior a 50% e mesmo que você gaste menos em um mês, saiba que você precisa guardar o que sobrou para caso ocorra algum problema nos próximos meses.

4 – Porcentagem para instrução

Outro aspecto que deve ser levado em conta são os gastos com instrução. Lembre-se que é preciso que você continue sempre se aprimorando para alavancar a carreira e aumentar sua renda. Se você não consegue pagar um curso todos os meses, guarde 10% de sua renda para conseguir conquistar seus objetivos.

Com isso, você ainda terá 20% de sua renda para investir no que quiser ou gastar se sentir necessidade. O ideal é que você possa aprender como distribuir seu dinheiro e assim possa se manter sempre com saldo positivo.

Posts Relacionados

×
Olá. Como posso ajudar?