Blog

Últimos posts

Como cultivar horta em apartamento

Apesar do apartamento ser um ambiente geralmente menor quando comparado com uma casa, é completamente possível você cultivar sua própria horta. E os benefícios são vários! Ter vasinhos com temperos, por exemplo, não gera o lixo das embalagens, é mais barato, garante vegetais frescos e, acredite, cuidar da horta é uma ótima forma de relaxar.

É mais simples do que você imagina! Confira:

Como escolher o local?

Antes de tudo, você deve identificar qual ponto do apartamento terá condições de receber a sua horta. É recomendado que o local tenha acesso a luz natural e possua ventilação. Geralmente essas características são encontradas em alguma parede da sacada do apartamento.

Uma boa solução para locais pequenos são as hortas verticais. Elas ficam penduradas ou fixadas em estruturas verticais. Grande parte das hortas são compostas por estruturas leves e que são fáceis de serem compradas ou até mesmo construídas com garrafas pet e outros materiais que muitas vezes são bem baratos. Uma dica é buscar por um painel que caiba na sua sacada, ele pode ser encontrado em lojas especializadas em artigos de jardinagem e geralmente trazem toda a sustentação para os vasos.

O que plantar?

As hortas caseiras são usadas principalmente no plantio de temperos, ervas e hortaliças. Você pode plantar, principalmente: coentro, salsinha, sálvia, cebolinha, alface, pimentão, tomate-cereja, rúcula, orégano, manjericão, hortelã, tomilho, couve-folha, alecrim, calêndula, capuchinho entre outros.

Como e quando regar?

Para manutenção da horta, você deverá ter disposição para regá-la. Isso deverá ser feito em horários em que o sol não esteja muito forte: a evaporação devido ao calor vai prejudicar a alimentação das plantas.

Também é preciso verificar qual é a quantidade ideal para cada espécie. Para evitar que fiquem encharcadas, cuide para que os vasos tenham furos para auxiliar no escoamento da água. Uma boa dica para saber se está na hora de regar é tocar a terra para se certificar de que não está úmida.

Lembre-se: os cuidados com a horta são irrigação três vezes ao dia enquanto estiver na fase de semente e uma vez ao dia para a muda ou planta já crescida. As adubações devem ser feitas a cada dois ou três meses.

Posts Relacionados

×
Olá. Como posso ajudar?