Blog

Últimos posts

Crise, hora de guardar ou investir?

Em momentos como o atual, em que uma crise financeira afeta várias áreas da vida cotidiana, é normal que muitas pessoas fiquem apreensivas quando necessitam efetuar alguns gastos a mais no orçamento do lar ou, até mesmo, investir em um imóvel, por exemplo.

E então vem a pergunta: em períodos conturbados financeiramente como esse, é necessário poupar ou gastar?

O ideal é sempre manter um equilíbrio, nem abrir demais o bolso, mas também estar sempre atento ao momento certo para poder gastar. Ou seja, “planejamento” é a palavra que deve ser mais lembrada nos momentos de crise financeira.

Para efetuar um planejamento, é pertinente que você saiba qual é o seu padrão de gastos por mês. Ao conseguir avaliar esse padrão, é possível saber quais são os serviços e os bens de consumo mais necessários no seu cotidiano.

A importância de saber a hora de investir

Mesmo com a crise em andamento e afetando muito a economia, por meio de um planejamento adequado e uma poupança prévia, há a possibilidade de, mais tarde, efetuar algum investimento. Isso acontece porque quando o investimento é feito de forma inteligente e bem elaborada, é possível que a quantidade financeira que foi poupada atualmente, no momento da crise, possa crescer mais do que a inflação no período em que ela for investida. Essa iniciativa confere maior elevação no poder aquisitivo para os dias que virão.

Na verdade, para passar com êxito por esse período conturbado da economia do país, é necessário possuir um pensamento a longo prazo.

No caso do investimento em imóveis, por exemplo, é importante:

– Estar sempre atualizado sobre os locais mais rentáveis, qual é o bairro, o que existe ao redor da sua área de localização, entre outros.

– Não ficar limitado a optar apenas por aquela região onde você mora ou por aquela que mais aprecia. É pertinente levar em conta mais locais e também mais possibilidades.

– Pesquisar ao máximo o histórico envolvendo o imóvel em questão, verificando assim se ele necessita de reparos.

– Analisar sempre o que é mais em conta, se é alugar, vender ou comprar.

Portanto, se nos momentos de crise é necessário guardar, é possível também investir, desde que o investimento seja efetuado por meio de um bom planejamento.

Posts Relacionados

×
Olá. Como posso ajudar?