Blog

Últimos posts

Deseja financiar um imóvel?

Sair do aluguel e ter imóvel próprio é o sonho da maioria das pessoas, para isso existem instituições e empresas que facilitam a realização desse desejo através do financiamento, fornecendo recursos para que seja feito o investimento.

Mesmo que esse serviço seja encontrado em diversos bancos, o que os diferencia são as formas de pagamento, a duração dos contratos, as taxas de juros cobradas e o percentual do imóvel. Depois de escolhido um deles, o primeiro passo é ir até uma agência e conversar com um gerente para dar início ao processo.

Mas a dúvida que fica é: O que preciso para realizar um financiamento?

Documentos necessários

De início, é preciso entregar cópias e originais do RG e CPF, comprovante de estado civil e de renda, como holerites ou declaração completa do imposto de renda (se for um casal, é preciso apresentar documentos de ambos).

Aqueles que não recebem holerite de empresas, como é o caso de autônomos, é possível comprovar renda por meio do contrato de prestação de serviços, declaração do IR, sindicato da categoria, recibo de pagamento por trabalhos já realizados ou Decore – Declaração Comprobatória de Recepção de Rendimentos.

Comprovante de renda

Será necessário comprovar uma renda mensal de pelo menos três vezes o valor que será financiado. Ou seja, a renda do comprador indicará sua capacidade de pagamento das prestações que não poderá ser maior que 30% da renda familiar bruta. Ela poderá ser comprovada através de um contracheque do emprego ou declaração de imposto de renda.

Situação regular

Será realizada uma análise cadastral, que consiste na verificação de nome no Serasa ou SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Não havendo restrições, é aprovada a liberação de crédito com um período de validade que varia de acordo com o banco (o dinheiro não é liberado nesse momento).

Valor para entrada

Quem deseja entrar em um financiamento, deve ter um valor para pagar como entrada. Normalmente pede-se 20% do total do imóvel. O empreendimento só poderá ser 100% financiado caso seja lançamento. Então tenha consciência de que será necessário ter uma reserva para dar início ao processo.

 

Posts Relacionados

×
Olá. Como posso ajudar?