Blog

Últimos posts

Dicas para reduzir o consumo de energia

A conta de luz está pesando no bolso? Então saiba que algumas mudanças de hábitos e troca de aparelhos podem reduzir consideravelmente o gasto mensal. Para isso, vamos compartilhar com você algumas dicas bastante simples e fáceis de introduzir no seu dia a dia. Confira:

Tire os aparelhos da tomada

Se você tem o hábito de deixar tudo ligado na tomada, ou então prefere colocar o computador para “hibernar”, talvez seja a hora de mudar. Tudo que você deixa em stand by na sua casa continuam gastando muita energia.

Quando você não estiver utilizando algum deles, retire-o da tomada. Outras formas consistem em não deixar carregadores conectados nos plugs, não deixar aparelhos já carregados ligados na tomada e evitar o uso de benjamins.

Troque as lâmpadas

Uma simples troca de lâmpada pode economizar quase 70% na sua conta de luz. As tradicionais incandescentes têm a cor mais amarelada e gastam, pelo menos, 75 watts para funcionar normalmente. Trocar uma lâmpada tradicional por uma fluorescente, que tem a iluminação mais branca, pode passar o consumo para cerca de 15 watts.

As lâmpadas de LED, por sua vez, apesar de serem um pouco mais caras, consomem apenas 9 watts.

Chuveiro no modo verão

Aproveite os dias mais quentes para passar o chuveiro para o modo verão, que deixa a água mais refrescante. Ele é muito mais econômico que o modo normal e, especialmente, do que o modo inverno.

Valorize a iluminação natural da casa

Uma maneira para precisar iluminar menos os cômodos, é contar com estratégias de decoração que ajudam a deixar o ambiente mais claro. Use tintas claras para pintar as paredes e sempre que possível conte com a ajuda de uma janela aberta para permitir a maior incisão de raios solares na casa.

Uso de eletrodomésticos

Verifique se sua geladeira está funcionando normalmente, se a vedação da porta está funcionando e não se esqueça de conferir se ela não está aberta. Além disso, crie o hábito de desgelar com frequência, para melhorar a sua capacidade de refrigeração sem obrigá-la a gastar muita energia.

Quando utilizar a máquina de lavar, tente acumular o máximo de roupa para colocar na máquina de uma só vez, permitindo que ela trabalhe com o máximo da sua capacidade e com intervalos maiores, não sobrecarregando o consumo de energia.

Posts Relacionados

×
Olá. Como posso ajudar?