Blog

Últimos posts

Quais os custos envolvidos na compra de um apartamento?

As vantagens de adquirir um apartamento são inúmeras, seja para uso próprio ou como investimento, porém ter o apartamento dos sonhos envolve outros gastos além do valor de compra, então você deve estar preparado.

É o caso dos valores envolvidos em escritura e registro do imóvel, ambos realizados em cartórios diferentes, além de alguns impostos como ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis). É importante lembrar que os valores cobrados pelos cartórios têm preço tabelado, variando de um estado para outro.

Em caso de financiamento

A documentação envolvida para financiar a compra de um imóvel vai além daquela exigida pelo banco. Certidões negativas de dívidas precisam ser apresentadas tanto para financiar quanto para registrar o imóvel. Ainda que o contrato de financiamento tenha o mesmo efeito que a escritura, os bancos costumam incluir uma sobretaxa para formalizar o negócio. Os valores para registro de compra financiada são um pouco reduzidos, considerando que as taxas são apenas do Cartório de Registro de Imóveis.

A escolha da instituição financeira a realizar o financiamento também precisa ser criteriosa, para que os juros e requisitos se adequem às suas necessidades e possibilidades de pagamento, claro. Para fazer uma estimativa real dos gastos, é interessante simular o financiamento antes e ter uma base geral dos custos do financiamento e poder se programar, inclusive, fazendo consultas aos cartórios para ter uma ideia do quanto vai gastar com a documentação.

Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

Poderá custar até 3% do valor do apartamento, variando de acordo com a cidade. Este valor é pago para a prefeitura da cidade. Cada prefeitura tem seu prazo e a data é contada a partir do contrato de compra e venda.

Em resumo…

A compra de um apartamento exige um pouco mais de cuidado do que adquirir uma casa, por exemplo. Isso porque é preciso verificar se o condomínio está em dia, se o IPTU está dentro do previsto e se é necessário (e possível) redecorar.

É difícil estimar o valor exato das despesas na compra do apartamento, mas, de maneira geral, esteja preparado para gastar até 8% do valor da transação com os cartórios e demais documentos. Além do que, registrar a compra é imprescindível para ter todos os seus direitos garantidos, pois só o registro em matrícula garante a propriedade, impedindo que o imóvel seja vendido a outra pessoa sem o consentimento do novo dono.

Pode parecer mera burocracia, mas esses valores compensam a tranquilidade de ter um imóvel em situação regular e, melhor ainda, seu!

Pronto para investir no seu sonho e comprar um apartamento? Quer saber mais? Entre em contato com a Irineu que tiraremos todas as suas dúvidas!!!

Posts Relacionados

×
Olá. Como posso ajudar?