Alugar ou comprar: Quando e qual escolher?

Postado dia: 22/04/2016

Você tem uma reserva financeira e está na dúvida se é o momento de alugar ou comprar um imóvel? Claro que à primeira vista, comprar parece ser o melhor investimento, pois você estará comprando algo seu. No entanto, alugar ou financiar depende muito de como você gerencia sua poupança. Financiamento tem juros, sendo que o imóvel não será seu até ser quitado.

Avalie-se antes de optar pela compra ou aluguel.

Qual o seu momento atual? Já decidiu-se pela cidade em que passará os próximos 20, 30 anos? Se você pretende ficar no imóvel menos de 5 anos, pode dar muito trabalho comprar e depois ter que vender. Se for financiado, haverá desvalorização, perda de dinheiro, entre outros pontos negativos. O imóvel ideal requer escolha do local, mobília, pagar impostos, juros, comissões, valores que são perdidos caso você revenda num curto prazo.

Assim, ficar mais um tempo no aluguel ainda é recomendado, guardando o dinheiro extra para, futuramente, investir na casa ou apê próprio.

Se for ficar no imóvel por um longo período, já sabe a região escolhida, tamanho, é hora de considerar o investimento na compra. Pesquise muito, visite vários locais até obter uma boa oferta e pague o valor real do imóvel. Basta rodar poucas quadras em um mesmo bairro para ver a mudança nos valores. Tenha paciência, pois o tempo de pesquisa valerá a pena.

Mas atente-se: mesmo encontrando as condições perfeitas em um imóvel, decida se a compra é realmente vantajosa, principalmente se você tem o valor total ou entrará em financiamento. Mesmo com o valor na poupança, compare o valor do aluguel com os juros que a compra implicará.

Imagine se, por exemplo, você tem 250 mil reais na poupança e tem intenção de comprar um apartamento neste valor. Vale a pena comparar os juros desta quantia investida com o valor do aluguel para decidir o que é mais vantajoso.

Para saber qual o mais vantajoso, faça a seguinte conta: Digamos que você tenha R$ 250 mil na poupança e paga um aluguel no valor de R$1200,00. Multiplique o valor do aluguel por 12, para saber o gasto anual e depois divida por 250.000 e multiplique por 100. Num caso hipotético, o resultado seria 5,76. Esta é a renda que o dono do imóvel ganha alugando. Se fosse superior a 6%, compensa mais a compra, pois este é o rendimento da poupança anualmente. Assim, você teria o dinheiro para investir no imóvel e ainda sobraria dinheiro.

Analise seu caso e verifique as melhores condições. Com certeza, você encontrará algo que seja bom para o bolso e para sua família!

Sobre a Irineu Imóveis

A Irineu Imóveis é uma empresa especializada na comercialização de loteamentos, locação de imóveis residenciais ou comerciais, e venda e locação de galpões.

Saiba mais Traçar rota Ligar WhatsApp