5 Dicas para fazer o seu carro dar menos despesas
Postado dia: 13/05/2016Com a rotina agitada da vida nas cidades grandes, a maioria das pessoas não consegue abrir mão de ter um carro. Porém, para ter um automóvel, muitas vezes é preciso fazer considerações sobre os custos de aquisição e, principalmente, de manutenção desse bem. Com menos gastos com o veículo no fim de cada mês, você consegue equilibrar-se financeiramente e investir o dinheiro economizado em outras coisas. Confira a seguir 5 dicas para fazer o seu carro dar menos despesas.
1. Avalie o seus gastos
Primeiramente, coloque na ponta do lápis os custos do veículo, sobretudo gasolina. No entanto, não se esqueça de separar uma parte do orçamento para possíveis manutenções e valores de estacionamento, por exemplo. Um carro em boas condições de funcionamento tende a apresentar melhor desempenho e a consumir menos combustíveis. Por isso, é válido fazer revisões regularmente. A longo prazo, tal precaução representará uma economia significativa.
2. Não seja dependente do carro
O automóvel é uma grande facilidade, ainda mais para quem vive em metrópoles, mas não é a única opção de transporte. Analise quando é vantajoso, em termos de tempo e dinheiro, pegar o carro. Em alguns momentos, será melhor locomover-se de bicicleta, ônibus ou até mesmo a pé. Dessa forma, você economiza em gasolina e em estacionamento. Além do seu bolso, a sua saúde também irá agradecer.
3. Livre-se de peso desnecessário
Quanto mais peso o carro tiver de transportar, maior será o custo com combustível e o desgaste do automóvel. De modo geral, com cada 50 kg de carga, o consumo de combustível cresce em 2%. Ou seja, procure retirar tudo àquilo que não for indispensável de dentro do seu veículo.
4. Quando estiver na estrada, feche os vidros
Quando não for possível atingir grandes velocidades, a opção mais econômica é manter os vidros abertos, já que o ar-condicionado aumenta em 20% o gasto com gasolina. Entretanto, se você estiver andando acima de 60 km/h, deixar os vidros fechados deixa o carro mais aerodinâmico.
5. Não faça mudanças no carro
Os veículos são projetados por engenheiros especializados para garantir o seu rendimento. Portanto, não realize nenhum tipo de alteração estética.