Como ser sustentável em casa de forma prática e barata
Postado dia: 17/03/2017A sustentabilidade atualmente é um dos assuntos mais importante do mundo. Visto que, para assegurar nossa existência no planeta Terra, uma política de conservação dos nossos bens precisa ser colocada em prática e o maior bem sem dúvida é a natureza. Sendo assim, uma atitude se faz necessária a partir de perspectivas individuais. Se cada pessoa ajudar, poderemos então mudar o todo. Dessa forma, ser sustentável exige responsabilidade, mas não quer dizer que seja difícil. Abaixo, explicamos como praticar a sustentabilidade de forma prática, criativa e simples, no dia-a-dia dentro de casa.
Consumo mais controlado
O primeiro passo para uma qualidade de vida melhor é estar atento ao consumo, tanto de alimentos e água quanto de energia. Além de resultar em economia na parte financeira, assegura uma melhor distribuição de tudo. Perceba quais são as necessidades da sua família. É preciso estar consciente de que as coisas simplesmente não somem ao serem jogadas no lixo, para tudo há uma consequência. Fique atento para tudo aquilo o que você compra e gasta.
Reciclagem
A reciclagem dentro de casa é um passo importantíssimo, pois visa não só a mudança do seu lixo, mas também envolve mudanças de hábito e de consumo. Dentre essas mudanças está diminuir o uso do plástico, seja no que você compra ou faz (por exemplo: substituir sacolas plásticas por reutilizáveis). Uma política interna de separação é importante, como por exemplo, ter um recipiente para cada tipo de lixo, de preferência pelo menos duas divisões, recicláveis (plásticos, papéis, alumínio e vidro) e orgânicos.
É interessante também praticar a reciclagem de outras formas, como reutilizando determinados recipientes (como potes de vidro, embalagens de alumínio, latas de sardinha e etc.) e transformando-os em outros. Além de criar novos objetos que são funcionais, aproveita-se 100% daquilo que foi comprado e não tinha mais utilidade, dando-lhe uma nova função.
Água de reuso
A água é importante para a vida, e por isso não deve ser desperdiçada. Reutilizá-la é não só possível, como necessário. Guardar água da chuva para lavar o quintal, armazenar água da máquina de lavar para dar descarga e passar pano no chão, são alguns exemplos de reuso.