Está gastando muito na conta de luz? Veja algumas dicas para reduzir!
Postado dia: 27/01/2017A conta de luz está muito alta ultimamente? Algumas mudanças simples de hábito podem te ajudar a economizar na conta de luz e, consequentemente, conseguir guardar um dinheiro extra no mês. Confira essas dicas:
Iluminação natural
Durante o dia, tente aproveitar ao máximo a luz natural, deixando-a entrar por cortinas, janelas e persianas abertas. Pintar os ambientes de cores claras ajuda a aumentar a claridade.
Iluminação artificial
Prefira lâmpadas fluorescentes ou LED. Uma lâmpada incandescente de 100 watts ilumina menos do que uma lâmpada fluorescente de 40 watts. Evite acender e apagar as lâmpadas com muita frequência, o maior consumo de uma lâmpada fluorescente é no momento em que ela é acesa. Evite deixar luzes ligadas em locais que não estão sendo utilizados. Mantenha os lustres limpos e utilize modelos que favoreçam a iluminação do ambiente.
Aparelhos e eletrodomésticos
Evite deixar ligado na tomada qualquer aparelho que não esteja sendo utilizado. Deixe na tomada apenas o essencial e, nestes casos, se informe sobre o consumo de energia do mesmo (procure pelo selo Procel). O chuveiro é um grande consumidor, evite banhos muito quentes e demorados. Durante o verão, tente não deixar o ar condicionado ligado o tempo todo, o ventilador pode ser um aliado mais econômico.
Horário de pico
Tente evitar o uso do chuveiro elétrico e demais eletrodomésticos como máquina de lavar, ferro de passar e outros itens durante os horários de pico, das 18h às 21h, quando a energia elétrica é mais cara.
Sensor de presença
A instalação de sensores de presença é uma forma útil de reduzir o consumo de energia. Manter apagadas as luzes dos espaços comuns quando não há ninguém no local, pode reduzir consideravelmente a conta de luz. Os sensores ativam as luzes quando detectam presença no ambiente e apagarão automaticamente quando não são mais necessárias.
Fuga de energia
Mesmo com todos os cuidados acima, se a conta de luz continuar alta, talvez seja culpa de um “vazamento de energia”. Para saber se você tem esse problema, apague todas as luzes e desligue todos os aparelhos da tomada, se após isso o medidor de luz não ficar parado, pode ser que haja um vazamento. Se isso acontecer, procure ajuda de um eletricista.
Gostou dessas dicas? Agora é só colocar em prática.