Existe hora certa para mudar de emprego? Como não virar minha vida de ponta cabeça?
Postado dia: 15/04/2016Mudar de emprego com tranquilidade: quando é o melhor momento?
São muitos os fatores que podem levar uma pessoa a querer a mudança de emprego. Salário baixo, pouca perspectiva de crescimento, ambiente ruim. Será que é a hora de mudar de trabalho? Ao levantar os pontos positivos e negativos, veja se a balança pesa mais para o negativo: é hora de optar por uma nova escolha. Mas, em meio à crise brasileira, escolher um novo trabalho é complicado e pede cuidados e avaliações.
Será que é preciso mudar?
Segundo especialistas, mudar de emprego deve ser a escolha quando não há mais formas de negociar no trabalho atual. Conversar abertamente com seu chefe e expor suas necessidades pode fazer com que ele lhe dê a oportunidade de crescimento ou aumento. Além disso, certifique-se que você realiza de fato um bom trabalho, pois, mesmo em outra empresa, pode ganhar o mesmo valor por não dar o melhor de si. No entanto, quando ama sua profissão, mas realmente o ambiente não lhe proporciona qualidade, seu chefe não é um bom líder, talvez mudar para um novo trabalho renove a motivação para sair todos os dias de casa.
Planejamento antes de pedir demissão
Veja se você é um candidato desejado pelo mercado. Avalie seu currículo e, se precisar, faça novos cursos rápidos, tornando-se mais competitivo até para concorrer em cargos diferentes ou melhores que o seu atual. Saiba fazer um bom currículo, se necessário, peça para alguém revisar. Depois, comece as buscas por novas vagas. Assim, você terá um plano traçado antes de pedir demissão.
Se sua relação com seu chefe é boa, vale a pena abrir o jogo. Recebendo uma boa oferta, ele pode fazer uma contraproposta. Caso você realmente precise de novos ares, entrará no aviso prévio, tendo um mês para encontrar um novo trabalho. Caso esteja em uma situação confortável financeiramente, a busca pode se prolongar. Mas cuidado para não ficar muito tempo desempregado. Assim, com estes cuidados, a mudança de emprego não se torna algo cansativo e estressante, podendo mudar não somente a vida financeira, mas a qualidade de vida do trabalhador.