Casas pré-fabricadas: vantagens e desvantagens

Postado dia: 04/08/2017

As casas pré-fabricadas vêm sendo cada vez mais uma opção de moradia. Elas chegam como uma alternativa à construção convencional.  Essas casas seguem projetos padronizados e podem ser feitas com diversos tipos de materiais, como concreto, madeira e aço.

Antes de investir nesse tipo de construção, é bom saber que existem algumas vantagens e desvantagens. Confira:

Economia

Existe a crença de que as casas pré-fabricadas são mais baratas do que uma construção convencional.  Isso seria verdade se fossem ser construídas várias unidades com o mesmo modelo, mas no caso de uma única unidade a realidade é outra.

Há três situações que podem dificultar financeiramente a opção por uma casa pré-fabricada. A primeira é que esse tipo de construção é feito para um terreno ideal. Assim, se for preciso prepará-lo, o custo será maior. Há também o custo do transporte entre a fábrica e o terreno. Por fim, a maioria das empresas cobra o valor total antes do início das obras, ao contrário do que acontece na construção de uma casa convencional, que pode ser paga aos poucos.

Por outro lado, há uma redução de gastos com a mão-de-obra na construção da casa, já que o encaixe das peças reduz o tempo de trabalho.  Além disso, há maior precisão no controle de gastos. No caso da residência pré-fabricada, o que vai ser desembolsado vai ser definido antes do início das obras.

Economia de tempo

No caso da casa pré-fabricada, isso é uma enorme vantagem. As unidades são construídas com peças que se encaixam perfeitamente e que são produzidas em grande, garantindo maior eficiência, rapidez e exatidão. Essa eficiência reduz o tempo total de construção, podendo resultar por exemplo na edificação de uma casa de 100m2 em apenas um a três meses. Existe outra frente em que se ganha tempo com as casas pré-fabricada: a burocracia legal. Neste caso, a padronização dos modelos e das peças que a constituem torna mais fácil o preenchimento da papelada para aquisição de licenças e alvarás.

Modelos

O mercado de casas pré-fabricadas não oferece um catálogo muito amplo de modelos e personalização. Nesse quesito, as casas convencionais ganham.

A solução pode ser uma construção híbrida, com partes pré-fabricadas e partes convencionais, utilizando os serviços de um arquiteto ou engenheiro para desenhar e planejar uma casa sob medida.

Uma opção de unidade pré-fabricada que tem tido sucesso atualmente, no complemento da construção principal, é o container de metal. A estrutura passa por uma customização, com corte da lataria, instalação de isolamento térmico e acústico, entre outras coisas. O processo é bem diferente do da casa pré-fabricada tradicional, mas é igualmente rápida e econômica.

Sustentabilidade

O sistema utilizado na pré-fabricação permite que os desperdícios de água e energia na construção sejam reduzidos, além da redução da quantidade de resíduos produzidos na sua construção.

Sobre a Irineu Imóveis

A Irineu Imóveis é uma empresa especializada na comercialização de loteamentos, locação de imóveis residenciais ou comerciais, e venda e locação de galpões.

Saiba mais Traçar rota Ligar WhatsApp