Como se sair bem na entrevista de emprego?
Postado dia: 28/04/2017Entrevista de emprego é um momento de tensão para muitas pessoas, porém é uma situação obrigatória quando se tem uma oportunidade de emprego. Sabendo o quanto está em jogo, precisamos nos preparar e, principalmente, manter a calma.
Levando em conta o quanto o mercado de trabalho está competitivo, como é possível se destacar entre os concorrentes? Existem algumas coisas que podem te ajudar nessa hora, você confere algumas dicas a seguir:
Esteja preparado
É sempre bom se preparar antes da entrevista, faça uma pesquisa sobre a história e abordagem da empresa. Veja se a mesma possui disponível a missão e valores e se você está de acordo com estes. Caso o recrutador pergunte o motivo da escolha da empresa, você estará muito melhor preparado para responder, isso prova que você demonstrou interesse pelo seu futuro local de trabalho e fez a lição de casa.
Devo chegar com quanto tempo de antecedência?
Muitas pessoas imaginam que chegar uma hora antes é sinal de pontualidade, mas não é bem assim. Caso você tenha chegado muito tempo antes, dê uma volta, tome um café e espere um pouco. O ideal seria aparecer na recepção uns 15 minutos antes da hora combinada.
Respire!
É normal ficar ansioso nessas situações. Você poderá ter uma leve tremedeira, gaguejar, ou ficar com a mão suando, mas isso é extremamente comum. Saiba que seus concorrentes estão na mesma situação, o importante é você conseguir se “vender”. Diga o quanto você é bom profissional, o quanto você tem enorme facilidade em aprender as coisas ou mexer no excel, mas tome cuidado para não parecer metido. Seja você mesmo e não esconda suas qualidades.
Questione!
O recrutador não espera que você saiba tudo sobre a vaga. Caso algo não fique claro, pergunte. Sobre a equipe, a empresa, o trabalho em si… isso só irá o quão interessado você realmente está pela vaga. Outra coisa que fundamental de saber é sobre oportunidade de crescimento, isso faz com que o recrutador veja que a sua prioridade é crescer profissionalmente na empresa.
Seja sincero
É importante que você venda sua imagem, mas não minta sobre qualidades que você possa não ter. Além de ser antiético, há grandes chances da sua futura equipe de trabalho descobrir que você não é tão especialista quanto disse ser. A mesma dica vale caso o recrutador pergunte de sua vida social e pessoal. Ele não espera que você seja alguém que só pense trabalho, então não tem problema dizer que seu passa tempo favorito é tomar uma cerveja com os amigos.
Anotou as dicas? Então boa sorte no seu futuro emprego! 😉