Outubro rosa: formas de autocuidado e prevenção
Postado dia: 10/10/2022O movimento internacional conhecido como “Outubro Rosa” é marcado por ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama desde 1990, ganhando mais força nos últimos anos.
No Brasil, é o tipo de câncer que mais afeta as mulheres, mas, quando identificado logo no começo, tem cerca de 95% de chances de cura.
Por isso, queremos compartilhar algumas informações que podem ajudar você a ter uma vida longa e saudável, sem demandar muito do seu tempo.
Sintomas
Sozinha, realizando autoexames, você pode identificar alguns dos sintomas mais comuns do câncer de mama, porém, nem sempre confirma o aparecimento da doença. Apenas um especialista de confiança pode realizar o diagnóstico. Veja alguns sinais indicadores:
- Pele da mama avermelhada, retraída e com textura que lembra a casca de laranja;
- Alteração no mamilo, mama ou auréola;
- Nódulos nas mamas, axilas ou pescoço;
- Secreção pelo mamilo, sensibilidade ou inversão para dentro da mama;
Diagnóstico
Depois de perceber um ou mais sintomas citados acima, procure um mastologista, médico especialista responsável por cuidar da saúde das mamas ou órgãos relacionados a elas.
Depois de relatar seus sinais, esse profissional vai fazer um levantamento da sua história pessoal, familiar e médica e, para ter um diagnóstico mais assertivo, ele poderá pedir alguns exames como:
- Mamografia – através de um aparelho de raio-x com duas placas;
Foto: Divulgação/Veja Saúde
- Ultrassom das mamas – esse exame complementa o anterior;
Foto: Divulgação/Alta Diagnósticos
- Ressonância magnética – por ter imagens mais detalhadas, é possível diagnosticar alguns tipos de câncer que os exames acima não detectam;
Foto: Divulgação/Dr. Carlos Costa Marques
- Biópsia – esse é o último exame para ter um diagnóstico assertivo. Nessa fase, seu médico vai tirar uma pequena parte do tecido da mama para analisar e ver se encontra células cancerígenas.
Formas de prevenir
A prevenção está sempre relacionada aos hábitos do paciente e alguns fatores de risco que estimulam o aparecimento de algumas complicações. Para ajudar você a manter uma vida mais saudável, confira algumas dicas do Instituto Nacional do Câncer:
- Praticar atividades físicas: clicando aqui, você encontra um guia com orientações para todas as idades.
- Peso corporal adequado: o sobrepeso pode contribuir para o desenvolvimento de mecanismos que influenciam no desequilíbrio da saúde. Para saber se o seu peso está ideal, clique aqui.
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas: esse é um hábito que oferece muitos prejuízos para a nossa saúde.
- Manter alimentação equilibrada e nutritiva: o Ministério da Saúde oferece diversas dicas que podem ajudar na sua rotina.
Agora que você conhece um pouco mais sobre como prevenir o Câncer de Mama, o nosso conselho é: salve esse link para poder consultar sempre que precisar e envie para todas as mulheres que você conhece. Você pode ajudar a salvar uma vida.