Como se organizar financeiramente em 2017?
Postado dia: 06/01/2017Chega janeiro e é comum realizar um balanço financeiro do ano que acabou e se preparar para novas metas (ou ao menos deveria ser). No post desta semana demos quatro importantes dicas para se ter um ano bem planejada financeiramente, sem apertos e com a possibilidade de investir na realização de projetos de vida. Confira:
01) Não gaste mais do que ganha!
Uma dica básica e que deveria ser lei: não gaste mais do que ganha. Adequar o padrão de vida à sua renda, e colocar na ponta do lápis os gastos fixos, esporádicos e supérfluos do mês vai evitar que você passe por apertos ao longo do ano.
02) Gerencie suas dívidas
É preciso saber quais tipos de dívidas estão sendo contraídas e tomar cuidado para não incorporar o limite do cartão de crédito à renda ou se perder em parcelas de crediários. Busque conhecer os mecanismos oferecidos pelas instituições financeiras que melhor possam se adequar ao seu perfil para quitar as dívidas. A partir do conhecimento dos seus gastos, pense em como você pode diminuí-los ou evitá-los no para que o saldo devedor não volte a ocorrer.
03) Poupe!
Incorporar a esse planejamento mensal recursos fixos para a poupança de curto, médio e longo prazos e uma reserva de segurança são essenciais para uma vida financeira saudável. Para organizar essa poupança, é fundamental estabelecer projetos de vida e quais são as prioridades: comprar a casa própria, trocar de carro, realizar a viagem de sua vida, pagar a faculdade dos filhos etc. Quanto vai precisar para a realização destes projetos? O que você pode poupar hoje pensando no futuro? Defina este valor de acordo com o seu orçamento e tempo para realização do seu objetivo. Estude a melhor maneira para investir seu dinheiro. No caso dos projetos de longo prazo, a previdência privada se torna uma ferramenta muito atrativa, pois conta com benefícios fiscais, tributários e a oportunidade de diversificação de recursos.
04) Invista assim que possível.
Com o tormento da crise, ninguém mais sabe o que fazer com o dinheiro, e deixá-lo guardado quando se é possível fazer um investimento, pode ser perigoso. Com a finalidade de te ajudar em tempos tão difíceis, recomendamos a leitura de um outro post aqui do blog, que fala sobre a hora certa para se fazer investimentos. Vale a pena conferir.