3 dicas para organizar sua vida financeira
Postado dia: 29/07/2016Organizar a vida financeira é o primeiro passo para conquistar todos os objetivos traçados para sua vida pessoal como compra de imóveis, férias, entre outros. O problema é que nem todo mundo sabe como pode controlar seus gastos e manter sua renda sempre satisfatória.
Para te ajudar com isso, vamos dar 3 dicas importantes para uma boa educação financeira e uma independência maior.
1 – Saiba tudo o que você gasta na hora de organizar sua vida financeira
É comum que muitas pessoas digam que sabem o trabalho que tem na hora de ganhar dinheiro, mas não entendem como ele “desaparece” tão rápido. Para conseguir organizar as finanças é preciso que você saiba tudo o que gasta no mês. Por isso anote cada conta, cada centavo gasto e descubra como o seu dinheiro “some”.
Coloque seu gasto com água, luz, telefone, tv a cabo, alimentação, transporte, cursos, dívidas, etc. Depois os gastos esporádicos como restaurantes, passeios, cinema, entre outros.
Com essas informações você saberá onde pode economizar e como gasta seu dinheiro.
2 – Elabore o seu orçamento
Pode ser uma planilha no computador, um caderno de anotações ou até mesmo um aplicativo de celular. Controlar seus gastos é tão importante quanto saber tudo o que você gaste no mês.
O ideal é que você separe na planilha os gastos mensais e básico e os gastos avulsos, que acontecem de forma esporádica e que não podem acabar com seu planejamento financeiro.
Coloque também seus rendimentos ou um valor mensal para economizar e poupar, investindo no que se encaixa melhor em seu perfil financeiro.
3 – Tenha objetivos bem definidos
Não adianta ter conhecimento sobre suas finanças se você não sabe quais objetivos possui para o que investe ou poupa. Por isso, saiba o que você quer, pode ser um curso uma viagem, a troca do carro, a compra de um imóvel maior, etc.
Ao saber o que quer fazer você fará um planejamento mais eficaz sobre a porcentagem que tem que ser enviada para seus investimentos ou poupança, assim como o tempo necessário para juntar a quantia e conseguir alcançar todos os seus objetivos financeiros.