Mudança sem dor de cabeça
Postado dia: 18/12/2015Organizar uma mudança não é uma tarefa fácil. São tantos objetos, caixas, roupas e utensílios que é difícil até de saber por onde começar. Por isso, organizamos um passo a passo que vai te ajudar muito neste trabalho.
Fazer uma limpa – Antes de começar a embalar todos os objetos para a mudança, é importante fazer uma limpa na casa. Aproveite esta oportunidade para descartar objetos, papéis e utensílios sem uso que vão se acumulando pelos armários e gavetas. Este passo fará com que sua mudança seja menor e que o novo lar comece mais limpo e organizado.
Por onde começar – Os primeiros itens que devem começar a ser embalados, e isso podem ser com algumas semanas de antecedência para adiantar o trabalho, são os objetos dos quais precisamos menos: itens decorativos, papéis e documentos antigos e roupas que não estão sendo usadas na estação.
O frete – Para não ter problemas com disponibilidade do serviço na data de sua mudança, comece a pesquisa e solicite orçamentos com bastante antecedência: dois meses pode parecer um exagero, mas é o tempo ideal para esta tarefa. Antes de fechar negócio, é importante deixar bem claro se a remuneração será pelo tempo empregado no serviço, ou se será um preço fechado. Outros pontos indispensáveis de serem acordados são a responsabilidade por danos a objetos e se a empresa se responsabiliza pela montagem de móveis na nova casa.
Água e luz na casa nova – Com uma semana de antecedência, certifique-se de que na data da mudança a casa nova já estará com água e energia elétrica à disposição. Aproveite este momento e já solicite também a transferência dos serviços como telefone, televisão a cabo e internet.
Embalar – Na semana da mudança é importante começar a embalar objetos antes de colocá-los nas caixas. Isso porque se eles forem encaixotados sem estarem embalados, podem ser danificados com o transporte. Dois materiais são indispensáveis nesta fase: plástico bolha e jornal. Mas, cuidado, o papel jornal costuma soltar tinta e sujar os objetos, então é bom passar antes o plástico ou substituí-lo por papel kraft.
Encaixotar – Algumas semanas antes da mudança começa também a peregrinação pelos supermercados em busca de caixas de papelão. Neste momento, dê preferência às caixas que apresentarem melhor estado de conservação, para que não se rompam no transporte, e às de tamanho pequeno e médio. Uma caixa grande cheia fica muito pesada e é difícil de ser transportada por apenas uma pessoa.
Outro passo importante neste momento é encaixotar separadamente os itens que pertencem ao mesmo cômodo. Depois, identifique estas caixas com o nome do cômodo para onde será levada. Esta dica ajuda muito na hora de desempacotar a mudança.
Regras do condomínio – Não se esqueça de ficar atento às regras do condomínio. Muitos lugares vetam mudanças nos finais de semana e feriados e, durante os dias permitidos, impõem algumas regras, como, por exemplo, interromper a mudança no horário de almoço e dar intervalos no uso do elevador para que os moradores possam se deslocar.
Primeiro dia na casa nova: É preciso pensar nos primeiros dias na casa nova, quando a mudança ainda não estará toda organizada. No meio desta inevitável bagunça, algumas coisas precisam estar à mão, por isso, organize uma mala à parte para levar lençóis, travesseiros, toalhas, pasta de dente, escova de dente, barbeador, sabonete, roupas íntimas, pijamas e algumas roupas. Se tiver filhos pequenos, lembre-se também de separar os materiais de primeira