Por que fazer do meu primeiro investimento um imóvel e não um carro?
Postado dia: 21/10/2016Com o término dos estudos e a conquista de um novo emprego, vem a tão sonhada autonomia financeira. A possibilidade de fazer investimentos maiores traz também uma dúvida na hora de decidir o que é melhor: comprar um imóvel ou um carro?
Por mais que as duas opções sejam boas, e comprar um carro é bem mais barato do que um imóvel, saiba que destinar o seu primeiro investimento em uma casa ou apartamento é muito importante.
A compra de um imóvel demanda um bom planejamento e uma boa estabilidade financeira. Você precisa saber que comprar uma casa é uma responsabilidade séria que deve ser respeitada até o fim das parcelas. Você precisa calcular muito bem todos os seus gastos e quanto você pode investir em uma parcela para a casa própria.
A falta de planejamento irá fazer com que você se perca e acumule cada vez mais dívidas. É fundamental saber que qualquer atraso no pagamento das parcelas de um financiamento acarretará altos juros. Por isso, planeje e calcule bem antes de tomar qualquer decisão.
Se você sabe que pode arcar com o valor dessas parcelas, sem dúvidas, investir em um imóvel é a melhor alternativa. Apesar de ter que pagar todo mês, você terá certeza que não está gastando dinheiro à toa, pois está pagando uma propriedade sua.
Outro ponto positivo é que a compra de uma casa ou apartamento lhe garante uma moradia fixa, e ainda, te dá segurança. Nada melhor do que morar numa casa que é sua, sem o risco de ficar “sem teto” a qualquer momento.
Além disso, o preço de um imóvel tende a valorizar ano após ano. Diferente de um carro, se você resolver vender a sua casa futuramente, poderá lucrar até 50% a mais do valor que você investiu. Enquanto isso, se você for tentar vender um carro, você sairá “perdendo”, pois a cada ano são inventados novos modelos e os carros mais antigos vão ficando cada vez mais baratos,
Hoje está cada dia mais fácil de conquistar a sua casa própria e comprar um imóvel é sinal de investimento no seu próprio futuro.